top of page
Foto do escritorPonto Certo

Câmara de Osasco aprova Programa Empresa Amiga do Esporte e da Cultura



Os vereadores aprovaram cinco moções, sete projetos e acolheram um veto durante a 50ª Sessão Ordinária e a 7ª Sessão Extraordinária da Câmara de Osasco, realizadas nesta quinta-feira (15).


Um dos destaques foi a proposta do Executivo de fomento ao esporte por meio de parcerias com a iniciativa privada, aprovada em Segunda Discussão, com 15 votos favoráveis,. Agora, ela segue para sanção do prefeito Rogério Lins (Podemos).


O Projeto de Lei 2/2022 institui no município o Programa Empresa Amiga do Esporte e Cultura e atende à Indicação do vereador Carmônio Bastos (Podemos). A proposta permite que empresas realizem benefícios diretos a ações esportivas na cidade, em troca de publicidade.


Desafetação de área


O plenário aprovou o Projeto de Lei 89/2022, do Executivo, que trata da desafetação e permuta de área localizada no bairro Jardim Piratininga. O texto recebeu 19 votos favoráveis e 1 contrário, em Primeira Discussão, e foi aprovado em Segunda Discussão, com 18 x 1 votos, durante a Sessão Extraordinária.


Na justificativa da proposta, o prefeito Rogério Lins explica que a área pertence a um sistema viário que não foi implantado no bairro, cuja aprovação aconteceu em 1938. Após 30 anos, o espaço sofreu alterações em razão da retificação e da canalização do leito do rio Tietê.


A permuta com uma área pertencente à Enter Land Empreendimentos Imobiliários vai permitir a construção de investimento privado no local, tendo como contrapartida da empresa a criação de um parque linear às margens do rio Tietê, com bicicletário, playground, trilha de caminhada, ciclovia, estação de ginástica, bancos e mesas para refeições, dentre outros atrativos.


O chefe do Executivo também pontuou que o investimento privado no local permitirá a geração de novos empregos para a cidade, aumento da arrecadação de tributos e a reestruturação de uma área sem aproveitamento.


A vereadora Juliana da AtivOz (PSOL) votou contra o projeto e usou a tribuna para justificar. Segundo ela, o texto carece de informações detalhadas e deveria ser discutido com maior tempo hábil.


Veto acolhido


Os parlamentares acolheram, com 15 votos favoráveis, o veto do Executivo ao Projeto de Lei 141/2021, que institui no Calendário Oficial do Município o Dia do Fundador do Município de Osasco – Antônio Giuseppe Agú.


Segundo a líder do governo na Casa e uma das autoras do projeto, vereadora Ana Paula Rossi (PL), o projeto possuía algumas divergências e o Executivo recomendou o veto. A parlamentar informou que a proposta será reapresentada em 2023, com as devidas alterações.


 


Comments


fenix.PNG
bottom of page