top of page

Equinócio de Primavera: Fluidez, leveza e renovação

  • Foto do escritor: Ponto Certo
    Ponto Certo
  • 22 de set. de 2021
  • 2 min de leitura
Não dá pra florescer sem abrir espaço pro novo.


Imagem: Créditos na imagem.

Primavera pode ser a época em que todo excesso acumulado no inverno se manifeste em forma de congestão, resfriados, gripes, alergias, depressão, etc. Momento propício para se despedir daquilo que nos impede fluidez e leveza.


Hoje (22), equinócio de primavera, o dia amanheceu com cara de inverno, uma boa pedida é começar uma limpeza aquecendo, descolando e eliminando aquilo que esta excedendo não somente no nosso corpo físico mas também em nosso corpo mental e alma.

A Lua cheia estimula a vibração favorecendo trabalhos que aumentem vigor, energia e transformação. Aproveite a oportunidade já que nossos corpos estão mais sensíveis a este estímulo. Exercícios, comida e bebidas quentinhas e meditação são uma boa pedida nesta época.

O resultado vem pela constância


Regularidade é importante pois estabelece equilíbrio, foco, disciplina e estabilidade. Todos os dias ao acordar respirar profundamente, espreguiçar o corpo, movimentar articulações, cabeça e pescoço, dar bom dia pra vida com o corpo e mente.


Raspar a língua, fazer bochecho, gargarejo, lavar o rosto com água fria, massagear-se com óleo morninho, lavar as narinas usando lota ou mesmo uma seringa, pode usar um pouco de água morna filtrada com uma pitadinha de sal marinho ou soro fisiológico, também é muito bom colocar duas gotinhas de óleo morno de gergelim prensado a frio em cada narina, ajuda a lubrificar as vias aéreas, limpa os seios da face e melhora a voz, visão e dá clareza mental.


Antes do café da manhã tome um copão de água morna, no mínimo vai te ajudar a fazer um coco mais fácil, a água morna melhora o movimento peristáltico.


Dicas:


Alimentos com sabor picante fortalecem o fogo digestivo o que ajuda a digerir excessos, dissolvendo obstruções estimulando metabolismo, circulação, limpando canais energéticos, abre a mente e os sentidos, reduz dores nervosas e tensão muscular. Cuidado com o excesso pois pode causar sensação de ardor, queimação, aumentar sede e causar inflamações, agitação e irritabilidade. Prefira os picantes mais suaves como a canela, cravo, noz moscada, mostarda, agrião, rúcula e gengibre. Picantes fortes como a pimenta malagueta, alho e cebola crua utilize com parcimônia.


Alimentos com sabor Adstringente absorvem umidade o que é bom já que alimento mal digerido se transforma em mucosidade (toxina) que é fria, pesada e úmida. Cuidado com o excesso pois pode secar demais, desidratar, causar retenção de outras eliminações como no caso de constipação. Bananas verdes, banana maçã, goiaba, uva verde, cravo, cranberries e romãs, quiabo e feijão verde, lentilhas, hibisco são exemplos deste sabor.


Alimentos com sabor Amargo descongestionam, purificam, depuram e reduzem excessos, aumentam a leveza da mente, limpam o palato e os sentidos, purificam a mente e emoções, ajudam a digerir açucares e gorduras. Cuidado com o excesso seca demasiado, causando desnutrição dos tecidos, tirando força o que pode levar a depressão. É encontrado em folhas verdes como o almeirão, catalônia, endívia, chicória e outros vegetais como alcachofras, jurubeba e jiló.


Faça da sua cozinha um lugar onde exercitará alquimia, transformando e beneficiando não somente sua saúde física, mas emocional e mental também.


Floresça que logo menos bons frutos virão.


Texto de Ma Devi (@madeviayurverde)

Terapeuta Ayurvédica

Comments


fenix.PNG
bottom of page