top of page
Foto do escritorPonto Certo

'Nossa História' recebe famílias importantes para história de Osasco


Edição do ato cívico da Câmara Municipal fortalece laços das famílias osasquenses


Por Ana Luisa Rodrigues.

Fotos: Ricardo Migliorini.

A 87ª Edição do Programa Nossa História, realizada na manhã desta quinta-feira (04), homenageou famílias que ajudaram a construir Osasco. São pessoas e famílias conhecidas e anônimas, que contribuíram para a formação de uma das mais importantes cidades do país.

Guilherme Tacini Ibañes, Rubens Aliaga Pineda e Wando Netto conduziram e hastearam, respectivamente, as bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Osasco. Cada um, à sua maneira, faz parte de famílias que levaram o nome de Osasco para outros lugares ou participaram da formação do município.

Guilherme Ibañes é conhecido como Mochileiro de Oz, um projeto que nasceu após sua visita à Osasco, na Itália. O vídeo que Guilherme produziu para sua rede social viralizou e passou a ser utilizado como referência para contar a história da cidade.

“Viajar é nos tornar embaixadores de nosso local. Pelos 37 países que estive, levei o nome de Osasco para o máximo de pessoas, mostrando o que representa nossa cidade. Fui o primeiro osasquense a fazer um vídeo da Osasco da Itália, que nos inspirou. O Mochileiro de OZ surgiu em homenagem a essa experiência”, contou o jovem osasquense, que hoje mora em Itacaré (BA). “O Brasil, sem dúvida, é um dos países mais bonitos do mundo”, declarou Ibañes.

Servidor aposentado da Prefeitura de Osasco, Rubens Aliaga Pineda, que é CLT Estável e permanece na ativa, relembrou sua adolescência, quando distribuía folhetos para a campanha de emancipação da cidade.

“Não tenho muitas palavras para falar. Meu pai veio do interior e começou a fazer carreto aqui em Osasco. Nós éramos vizinhos do [ex-prefeito] Guaçu Piteri e como eram muito amigos, ele começou a participar das reuniões para emancipação do município. E assim eu vivi essa história”, declarou Pineda, que também contou passagens de sua juventude.

O jornalista Wando Netto também é servidor municipal e filho de ex-servidores municipais. Ele falou sobre a gratidão e honra que tem pelos seus pais. “Sou filho de um motorista e de uma faxineira. Entrei na Prefeitura em 1974, na administração do Rossi. Nunca tive uma vida fácil, mas nunca perco minha referência, que são pais que muito trabalharam e me ensinaram”, disse Netto, ao contar sua história no Jardim D’Abril e agradecer aos amigos José e Igor Meirelles pelo apoio nos momentos mais difíceis de sua vida.

Mentor do Programa Nossa História, Sebastião Bognar ressaltou a importância da valorização das famílias que construíram a cidade. “Temos aqui três famílias que são raízes de nossa cidade e estão aqui há muitos anos, algumas centenárias. Elas foram fundamentais no desenvolvimento em nossa cidade”, afirmou Bognar, que é ex-deputado estadual e ex-vereador.

Ana Paula Rossi (PL), membro atuante da Frente Parlamentar Nossa História, também é de uma família tradicional da cidade. Em seu terceiro mandato, a parlamentar contou a história de sua família e a do ex-vereador Jacir Assaf, que prestigiou a 87ª Edição do Nossa História.

“Jacir é de uma família tradicional da nossa cidade. Nossas famílias têm histórias interligadas. A minha avó e a mãe do Jacir eram comadres. Minha avó era madrinha de batismo do irmão mais novo do Jacir e trabalhavam juntas na fábrica de molhos da cidade. O Jacir e minha mãe levavam marmitas para elas no trabalho”, revelou Ana Paula. “ Essa oportunidade é única de ouvir e compartilhar a história de nossa cidade”, reforçou a vereadora, referindo-se à importância do Programa Nossa História, que acontece todas as quintas-feiras, às 8h.

Comments


fenix.PNG
bottom of page