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O que NÃO fazer quando empreender



Você já parou para pensar como você pode se diferenciar no mercado? Por que as pessoas devem te contratar? Você já escolheu em que nicho quer atuar? São muitas dúvidas, né?!


Por isso, hoje eu trouxe aqui para o #Dica, quais são os maiores erros que os arquitetos e designers cometem no empreendedorismo. Assim, você que me acompanha por aqui, não vai correr o risco de passar por esses perrengues também.


1️⃣ Ignorar a nova realidade e as importantes mudanças que vieram com ela


Na ArqExpress o serviço de consultoria online já estava bem estruturado muito antes do distanciamento social. O nosso objetivo antes de 2020 era o crescimento, era levar o nosso trabalho a todos os pontos do país.


O que não havíamos previsto (e nem ninguém) é que nestes últimos anos o atendimento virtual se tornaria essencial para a nossa profissão (seja para fazer reuniões, consultorias, etc). Além disso, com as pessoas passando muito mais tempo dentro de suas casas, a busca pelo bem-estar e por uma melhor qualidade de vida dentro do lar também aumentou.


Então usamos o nosso conhecimento e experiência com o serviço online para compartilhar o método com outros profissionais, que logo perceberam que precisariam se adaptar desde o início de 2020 e assim ajudar a impulsionar o nosso mercado.


2️⃣ Ignorar a concorrência


Por mais que a gente tenha ótimas ideias sobre um novo negócio ou um novo serviço, precisamos pesquisar e estudar o mercado para entender se existe demanda para esta "ideia nova". É essencial para o seu novo negócio entender se você vai ter acesso ao público-alvo e se as pessoas pagariam por este serviço.


Por isso que estar atento à concorrência e aos valores praticados pelos escritórios de arquitetura da sua região ajuda a manter o seu negócio competitivo.


3️⃣ Não saber como é o seu processo


O processo do seu escritório são todas as etapas que envolvem o atendimento do seu cliente. Desde o primeiro contato até a entrega final. Você precisa ter todas essas etapas bem definidas, medir o tempo que será gasto para executar cada uma delas e, muito importante, qual valor será cobrado por cada hora de trabalho.


Nunca fez isso antes? Vou te dar um exemplo!


Imagine que você vai desenvolver o projeto de um quarto:


  • Quanto tempo, em média, você leva buscando referências para começar o projeto dele?

  • Quanto tempo leva, em média, para desenvolver o layout do quarto?

  • E para desenvolver o 3D?

  • Quanto tempo para detalhar o projeto?

  • (Sem falar nas etapas de medição do ambiente, alinhamento de briefing e etc).


É essencial entender qual será o tempo total do projeto para saber se o valor que você pretende cobrar será justo. Se com este, e com os outros projetos que você está fazendo, consegue ganhar o que estabeleceu como meta. Se está ganhando ou perdendo dinheiro!


4️⃣ Não estar atento às necessidades do cliente;


Converse com o seu cliente, entenda quais são os desejos dele e o que ele espera do seu trabalho!


Não adianta fazer um projeto lindo e maravilhoso se não atender as necessidades de quem está te contratando!


Na etapa de briefing faça perguntas como: por que ele quer mudar o ambiente, quanto ele espera gastar, os tipos de cores e materiais que ele mais gosta... São perguntas essenciais para evitar retrabalho e garantir a satisfação do contratante!


5️⃣ Não saber "quem" são os seus clientes;


Eu sempre indico que a gente escolha um serviço e um nicho. E em cima desse serviço e desse nicho a gente vai se desenvolvendo.


Por exemplo, você pode se desenvolver em quarto infantil, em home office, em salas integradas, em consultórios médicos...


Depois que ganhar credibilidade e se desenvolver no nicho que você escolheu fica mais fácil aumentar os serviços oferecidos.



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