O município está entre as 20 cidades onde as operadoras poderão oferecer internet de 5ª geração no início de 2023. Barueri, Cotia, Carapicuíba e Itapevi estarão aptas a partir de junho
Osasco está apta para receber a tecnologia de redes móveis 5G a partir de janeiro de 2023. A cidade, que iniciou testes em outubro deste ano, está dentro do pacote de 20 municípios com mais de 500 mil habitantes liberados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para que as prestadoras passem a oferecer o sinal da internet móvel de 5ª geração.
A medida vale para o 5G puro,que funciona na frequência de 3,5GHz. A autorização da Anatel é apenas o primeiro passo da nova mudança. Diante disso, as operadoras precisam atuar para ativar o sinal. Cabe lembrar que os usuários também precisam ter um celular compatível com a nova tecnologia.
Os impactos da chegada da nova tecnologia ao município de Osasco não serão sentidos somente pelos usuários de dispositivos móveis. A nova tecnologia permite velocidade até 100 vezes mais veloz do que o 4G, com baixa latência (curto tempo de resposta entre um comando e a execução da ação). Desse modo, viabiliza inovações digitais em diversos setores, entre eles, comércio, indústria, agronegócio, saúde e educação.
Rede 5G em outras cidades da região Oeste
De acordo com as previsões da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Brasil deve estar 100% atendido como a tecnologia 5G somente no ano de 2029. Na região Oeste de São Paulo, as cidades serão atendidas de acordo com o tamanho da população de cada uma.
As cidades com população igual ou superior a 200 mil habitantes como é o caso de Barueri, Cotia, Carapicuíba e Itapevi, estarão habilitadas a receber a frequência 5G em caráter oficial, a partir de 30 de junho de 2023.
Já a partir de 30 de junho de 2024, segundo a Anatel, os municípios que possuem população igual ou superior a 100 mil habitantes, como Jandira e Santana de Parnaíba receberão a tecnologia.
Enquanto Cajamar, São Roque, Araçariguama, Pirapora do Bom Jesus e Vargem Grande Paulista terão a frequência do 5G disponível a partir de 30 de junho de 2025. Os demais municípios brasileiros terão acesso aos dispositivos deste mecanismo, a partir de 1º de janeiro de 2026.
Via: Caio Vinicius para Girosa.
Comments