Em poucos dias os mais de 36 milhões de brasileiros que recebem aposentadoria ou pensão paga pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terão acesso ao seu 13º salário. Como o abono foi antecipado nos últimos três anos, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu liberar o adiantamento novamente. Mas é preciso atenção, porque o cálculo das parcelas pode surpreender.
Por lei o pagamento do 13º salário para pensionistas e aposentados do INSS deveria acontecer em agosto para a primeira parcela, e em dezembro para o último pagamento. Na pandemia, em 2020, com o grupo de risco sendo idosos e pessoas com comorbidades, o governo da época decidiu antecipar esse abono para que os segurados pudessem se manter financeiramente.
A antecipação durou pelos dois anos seguintes, embora felizmente a pandemia tivesse perdendo forças. Esse ano o adiantamento do décimo terceiro salário já não tem mais relação com a saúde pública, e vem após um pedido dos próprios segurados. Além de ajudar na movimentação da economia local com a liberação de um dinheiro que é usado para diferentes fins.
Antes dos aposentados do INSS comemorarem o pagamento do 13º salário, porém, vale a pena estar ciente sobre como ele é calculado. É possível verificar a quantia que será recebida já nesse mês por meio da opção “Extrato de pagamentos” disponível no aplicativo Meu INSS.
Quem vai receber o 13º salário do INSS?
Nem todos os que recebem algum tipo de benefício vindo da Previdência Social terão direito ao pagamento do 13º salário do INSS. É preciso cumprir com alguns requisitos, além de ser recebedor de um salário que dê direito ao pagamento extra. O pagamento é feito diretamente na conta em que o benefício é pago todos os meses.
Serão beneficiados com o 13º:
Todos os que receberam algum benefício previdenciário nos últimos 12 meses, incluindo:
Aposentadoria;
Pensão;
Auxílios por incapacidade;
Salário maternidade;
Outros auxílios.
Para os auxílios o pagamento é feito de forma proporcional, com base nos meses em que o cidadão está recebendo o salário vindo do INSS. Os outros meses entram no cálculo de pagamento do 13º da empresa. Quem começar a receber algum benefício previdenciário depois de maio, receberá uma parcela única do 13º em dezembro.
Por
LILA CUNHA em FDR.
Comments