top of page
Foto do escritorPonto Certo

Valor da 1º parcela do 13º salário FRUSTA os aposentados do INSS

Em poucos dias os mais de 36 milhões de brasileiros que recebem aposentadoria ou pensão paga pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) terão acesso ao seu 13º salário. Como o abono foi antecipado nos últimos três anos, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu liberar o adiantamento novamente. Mas é preciso atenção, porque o cálculo das parcelas pode surpreender. 



INESPERADO! Valor da 1º parcela do 13º salário FRUSTA os aposentados do INSS (Imagem: FDR)

Por lei o pagamento do 13º salário para pensionistas e aposentados do INSS deveria acontecer em agosto para a primeira parcela, e em dezembro para o último pagamento. Na pandemia, em 2020, com o grupo de risco sendo idosos e pessoas com comorbidades, o governo da época decidiu antecipar esse abono para que os segurados pudessem se manter financeiramente.


A antecipação durou pelos dois anos seguintes, embora felizmente a pandemia tivesse perdendo forças. Esse ano o adiantamento do décimo terceiro salário já não tem mais relação com a saúde pública, e vem após um pedido dos próprios segurados. Além de ajudar na movimentação da economia local com a liberação de um dinheiro que é usado para diferentes fins.


Antes dos aposentados do INSS comemorarem o pagamento do 13º salário, porém, vale a pena estar ciente sobre como ele é calculado. É possível verificar a quantia que será recebida já nesse mês por meio da opção “Extrato de pagamentos” disponível no aplicativo Meu INSS.

Quem vai receber o 13º salário do INSS?

Nem todos os que recebem algum tipo de benefício vindo da Previdência Social terão direito ao pagamento do 13º salário do INSS. É preciso cumprir com alguns requisitos, além de ser recebedor de um salário que dê direito ao pagamento extra. O pagamento é feito diretamente na conta em que o benefício é pago todos os meses.


Serão beneficiados com o 13º:


Todos os que receberam algum benefício previdenciário nos últimos 12 meses, incluindo:

Aposentadoria;

Pensão;

Auxílios por incapacidade;

Salário maternidade;

Outros auxílios.


Para os auxílios o pagamento é feito de forma proporcional, com base nos meses em que o cidadão está recebendo o salário vindo do INSS. Os outros meses entram no cálculo de pagamento do 13º da empresa. Quem começar a receber algum benefício previdenciário depois de maio, receberá uma parcela única do 13º em dezembro.


Por

LILA CUNHA em FDR.



Comments


fenix.PNG
bottom of page